7 Dicas para organizar uma festa em casa.

Comemorar é preciso!!
Hoje em dia, mais e mais pessoas estão realizando festas em suas próprias casas. Algumas mais intimistas e já outras grandes eventos. Aqui iremos falar das festas mais intimistas, afetivas e artesanais. As festas elaboradas pelo próprio anfitrião, sem a necessidade de uma assessoria.
Separei sete dicas que acho importantes para o bom planejamento destas festas:
1. CONVITE – O convite pode ser feito por escrito ( entregue em mãos) ou e-mail. Tem se usado muito a criação de grupos em redes sociais para o evento. Independente da forma de envio do e-mail é necessário solicitar confirmação de presença. A confirmação do número de convidados facilita a sua organização.

2. CARDÁPIO – Procure elaborar o cardápio seguindo a temática da festa. Se for festa italiana, ofereça massa, pizza, antepastos. Para uma festa Infantil sugiro o cardápio tradicional de salgadinhos, batatinha, pipoca. Já as festas ao ar livre ( no quintal) ofereça lanchinhos, bolos caseiros, frutas.

3. BEBIDAS – As bebidas devem ser servidas na temperatura certa. Vale deixa-las gelando um dia antes da festa. Deixe algumas bebidas sem gelo, sempre tem convidado que quer principalmente em festa infantil. Já fui à algumas festas que a anfitriã esqueceu de servir água. Lembre- se deste líquido maravilhoso, principalmente após o corte do bolo.

4. DECORAÇÃO – A decoração deve seguir a temática da festa. Procure usar objetos que já possui como vasos, elementos da decoração da casa ( estatuetas, quadros), brinquedos do aniversariante. Se você der uma passeio em sua casa encontrará objetos que ficarão lindos em sua mesa decorada. Faça o teste.

5. FLORES – Alegram o ambiente e podem ser usadas de diversas formas. Pequenos arranjos espalhados em pontos estratégicos da casa fazem toda diferença. Pode-se usar frutas, como laranja e limão cortados em rodelas para preencher vasos transparentes.

6. ENTRETENIMENTO – Deve-se iniciar pensando na música. Será musica ambiente? Teremos um DJ? Será necessário preparar uma seleção de músicas que tenham a ver com a festa, com o aniversariante.
Caso seja uma festa infantil, vale pensar em contratar equipe de recreação para entreter as crianças. Hoje é bem comum a realização de oficinas temáticas, onde as crianças confeccionam suas próprias lembrancinhas durante a festa.

7. LIMPEZA – A limpeza durante a festa deve ser planejada antecipadamente. Os banheiros devem ser inspecionados várias vezes. Deve-se ter sempre a mão material de limpeza para pequenas emergências. Se possível deixar uma pessoa responsável pela limpeza.
Faça um check list com todos os sete itens. Lembre de colocar contato e detalhes do que foi definido e contratado. E tenha uma boa festa.

Andréa Valdívia
Idealizadora da Academia de Festas Pronto Final
www.academiadefestas.com.br