COMO TRANSFORMEI MINHA PAIXÃO EM UM NEGÓCIO

Como nasceu a Academia de Festas Pronto Final

Vocês já pensaram como as coisas podem estar perto de nós e muitas vezes não nos damos conta? As festas, por exemplo, estão presentes em nossas vidas antes mesmo de nosso nascimento. Celebram a descoberta da gravidez, chá de fraldas – hoje ainda tem o chá revelação – e a comemoração do nascimento, com direito a lembrancinhas e tudo mais. Depois começam as festas de aniversários e assim ela segue nos acompanhando em momentos importantes e felizes.

Comigo não foi diferente. Sempre gostei de festas, mas sabia que queria mais do que aproveitá-las. Eu queria ser a responsável por criá-las. A primeira vez que montei uma decoração foi aos 16 anos. O tema era Centopéia. Pense em alguém que precisou abusar da criatividade, esse alguém fui eu. Mas quando tudo ficou pronto, eu tive certeza de que era algo que queria para a minha vida.

Eu poderia dividir minha relação com essa área em dois momentos. No primeiro, eu trabalhava como professora. Lecionava para a graduação e pós-graduação e mantinha a decoração num segundo plano. Fazia apenas decorações para amigos e familiares. Mas o meu grande interesse e amor pelo mercado de festas surgiu quando fiz o mestrado na área de Eventos e tive a oportunidade de estudar este mercado e ter a percepção de sua grandeza e riqueza.

O curso me ajudou a compreender melhor o quão grande era esse mercado e quais as necessidades dele. Quando percebi a gama de oportunidades que ele oferecia, não tive mais dúvidas e me joguei. Dessa forma começou meu segundo momento. Resolvi me dedicar exclusivamente ao ramo das festas e decorações. Fiz muitos cursos, aprendi técnicas e me especializei. Não muito tempo depois,comecei a ministrar cursos dentro dessa área.

Os cursos surgiram por dois motivos. Um foi a falta que sentia da sala de aula. E o outro, querer melhorar esse mercado que tanto amo. Como já estava atuando na área, eu sabia da dificuldade que o mercado apresentava em profissionalizar pessoas. Então transformei a Pronto Final em Academia de Festas Pronto Final. Claro que no início não foi fácil. Tive que testar diferentes métodos de ensino e formatos até chegar ao que tenho hoje. Eu sei, entendo e digo aos meus alunos que para trabalhar com evento, é necessário estar em constante aprendizado. Buscando sempre se inovar e aprender. Por isso a academia se faz tão essencial.

Graças a toda dedicação desses oito anos, estou ampliando os negócios. Além das aulas e das decorações de festas, trabalho com locação de peças. Também atuo no mercado de festas para adultos e adolescentes, como casamento e debutante e, mais recentemente, no mercado corporativo. Ter bons parceiros me ajudou muito nessa caminhada. Quando encontramos pessoas competentes e podemos unir nossos trabalhos, o benefício vem para os dois lados. É como uma receita. Juntar amor, dedicação e bons parceiros, sempre será sinônimo de crescimento.

Hoje, escrevendo esse texto, pude ver o quão assertiva foi a minha escolha. Mais do que fazer festa, criar um evento é montar uma lembrança, realizar um sonho. Consigo lembrar da alegria das mães ao ver a decoração que imaginou pro filho. A emoção da noiva ao perceber que seu sonho está se tornando realidade. E, principalmente, a realização de um aluno quando consegue criar a sua primeira decoração. Sou grata por tudo que recebi desse mercado. Minha forma de retribuir, é me dedicando e melhorando sempre pra melhor atendê-lo.

Espero que tenham gostado de saber um pouquinho da minha história no mercado de festas. Até a próxima quarta!