Coisas que não te falam sobre a área de festas

Sempre que desejamos começar uma carreira, pensamos sobre as várias coisas boas que ela nos trará. Se contamos pra alguém sobre a nossa vontade, eles nos despejam mais um monte de informações positivas. Claro que tudo isso tem muito valor e serve para nos motivar. Mas nem tudo são flores, não é mesmo?

No ramo das festas não é diferente. Muitos te dirão como o mercado é amplo, como irá conhecer novas pessoas, fará festas incríveis, que ampliará sua criatividade, que você nunca vai enjoar do trabalho e mais um monte de coisas maravilhosas. Claro que são todas verdades, mas aqui vão 5 coisas que ninguém te fala:

1 – Você terá que estudar muito e o tempo todo. Não adianta fazer um curso e achar que ele te manterá para sempre. Assim como as constantes alterações de temas, as técnicas de produção também mudam. As tendências de cores e estilos, tudo muda e se moderniza. Se você ficar parado no tempo, perde. Por isso, precisará fazer constantes reciclagens e ficar sempre de olho em outras festas e tendências.

2 – Diga adeus aos finais de semana. Como você já deve ter reparado, a maior parte das festas acontecem nos finais de semana. Ou seja, você precisará ter horários disponíveis nesses dias para ir até o local, montar a decoração e, muitas vezes, retirar no mesmo dia. Por isso, ter um final de semana tranquilo ao lado da família, pode se tornar algo um pouco complicado, mas com o tempo você vai formando uma equipe de confiança e perceberá que terá dias tranquilos durante a semana com a família, além de poder escolher o final de semana que quer descansar e fechar sua agenda.

3 – Imprevistos vão acontecer. Por mais que você planeje tudo e confira cada detalhe, o dia da festa é sempre uma surpresa. Pode ser que chova e tenha uma goteira inesperada, que o pé da mesa quebre, que derrube algo, etc. Manter a calma nesses momentos, pode parecer difícil, mas é o melhor a se fazer. Tendo em mente que algo pode ocorrer, conseguirá solucioná-lo muito mais rápido. Vale lembrar que todo imprevisto deve ser resolvido no ato, mas após a festa uma reunião com a equipe pode evitar outros imprevistos.

4 – Eu faço melhor! Prepare-se, pois algumas vezes terá um familiar ou “amigo” do contratante que falará algo ruim do seu serviço. Mas não se preocupe, seja sempre educado e mantenha o seu foco. Isso acontece com todo mundo. Basta olhar as revistas de fofocas, onde aparecem milhares de festas incríveis e as pessoas buscam algo para criticar. Existem pessoas que só ficam felizes fazendo isso. Ignore!

5 – Esse valor incluí o que? Com todos os DIY que temos na internet, muitas pessoas começaram a achar que criar uma decoração pode ser muito fácil. A melhor forma de lidar com isso é explicar os porcessos de montagem e todas as vantagens que o contratante terá ao fechar com você. Lembre-se: ele também não sabe como funciona, tenha paciência.

Pode ser que depois de ler esses cinco itens, tenha se desanimado um pouco, mas não precisa. Como dito acima, esses são alguns dos os itens que ninguém te fala, mas  todas as coisas boas também existem. Se você tiver conhecimento deste mercado, foco, planejamento, criatividade e determinação, vai conhecer novas pessoas da área, criar parcerias, ter novas ideias e expandir o seu universo.

A parte mais importante para entrar nessa área é amá-la. Se você ama o que faz, todos esses pequenos itens passarão de forma muito suave por sua vida. Acredite em você e seja sua maior amiga. Invista no seu conhecimento, pois esse é um investimento em você! Tudo o que aprender nesse caminho, nunca poderá ser tomado. Será eternamente seu!

Por Andréa Valdívia